segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A arte e o tabu da sociedade

Data: 21/02/2010
Local: Palacio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1537 

      O autor da obra só tem domínio sobre ela enquanto a cria. Depois disto a interpretação da obra feita por cada pessoa não pode ser controlada e toda forma de interpretação é aceita. Portanto, neste texto, mostraremos o que conseguimos sentir com a apreciação da 29° Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas, mas já iniciamos com a certeza que não conseguiremos falar tudo o que a bienal têm a dizer, afinal nenhuma arte se esgota.
       A exposição poderá ser vista até o dia 20 de março, tempo bastante para ser apreciada por um grande número de pessoas, no entanto, embora as visitações sejam grandes, não se compara ao alvoroço provocado pela liquidação de uma loja. O que provoca este desequilíbrio no número de público é o preconceito. A sociedade constituiu um tabu; arte é para intelectuais.
     Nenhum artista pode determinar a forma que o apreciador da obra vai interpretá-la, portanto, tanto o intelectual quanto um analfabeto são livres para tirar suas próprias conclusões e ambas são aceitas. A sociedade tem que entender que a arte não é feita para o raciocínio humano, e sim para o “coração”, para os sentimentos e as sensações. A arte não tem necessariamente que estar ligada com o lógico, com o belo, nem com padrões.
     A bienal é uma exposição muito interessante, que nos desperta diversas sensações e sentimentos. Salas e obras que nos mostram os contrastes da vida, como por exemplo, o fútil e o obrigatório, o completamente real e o imaginário, o verdadeiro e o inacreditável. São obras que, embora toda a sua excelência conseguem transmitir sensações a todos que a apreciam, independentemente do nível social ou intelectual do visitante.  
     Nós sabemos que cada pessoa que quebrar a barreira do preconceito, e for apreciar a Bienal, não irá se arrepender, pois o que está exposto ali, perto fisicamente, mas tão longe culturalmente é em poucas palavras, esplendoroso e certamente surpreendente.