segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A arte e o tabu da sociedade

Data: 21/02/2010
Local: Palacio das Artes - Avenida Afonso Pena, 1537 

      O autor da obra só tem domínio sobre ela enquanto a cria. Depois disto a interpretação da obra feita por cada pessoa não pode ser controlada e toda forma de interpretação é aceita. Portanto, neste texto, mostraremos o que conseguimos sentir com a apreciação da 29° Bienal de São Paulo - Obras Selecionadas, mas já iniciamos com a certeza que não conseguiremos falar tudo o que a bienal têm a dizer, afinal nenhuma arte se esgota.
       A exposição poderá ser vista até o dia 20 de março, tempo bastante para ser apreciada por um grande número de pessoas, no entanto, embora as visitações sejam grandes, não se compara ao alvoroço provocado pela liquidação de uma loja. O que provoca este desequilíbrio no número de público é o preconceito. A sociedade constituiu um tabu; arte é para intelectuais.
     Nenhum artista pode determinar a forma que o apreciador da obra vai interpretá-la, portanto, tanto o intelectual quanto um analfabeto são livres para tirar suas próprias conclusões e ambas são aceitas. A sociedade tem que entender que a arte não é feita para o raciocínio humano, e sim para o “coração”, para os sentimentos e as sensações. A arte não tem necessariamente que estar ligada com o lógico, com o belo, nem com padrões.
     A bienal é uma exposição muito interessante, que nos desperta diversas sensações e sentimentos. Salas e obras que nos mostram os contrastes da vida, como por exemplo, o fútil e o obrigatório, o completamente real e o imaginário, o verdadeiro e o inacreditável. São obras que, embora toda a sua excelência conseguem transmitir sensações a todos que a apreciam, independentemente do nível social ou intelectual do visitante.  
     Nós sabemos que cada pessoa que quebrar a barreira do preconceito, e for apreciar a Bienal, não irá se arrepender, pois o que está exposto ali, perto fisicamente, mas tão longe culturalmente é em poucas palavras, esplendoroso e certamente surpreendente. 

26 comentários:

  1. Muito bom post, os brasileiros tem que visitar mas as galerias de arte do nosso Pais e de outros a fora do mundo...

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente pessoas não dão valor para a arte Mas O governo nao investe a populaçao nao e atraida para museus etc..
    Belo Post

    ResponderExcluir
  3. as artes é muito importante para nossa cultura

    ResponderExcluir
  4. Pois é, as pessoas precisam de um incentivo maior pra apreciar as artes !

    ResponderExcluir
  5. muito bom o trabalho,parabens por voces se dedicarem a esse trabalho!!!

    ResponderExcluir
  6. realmente é preciso de um incentivo maior às artes, mas também é necessário que as pessoas tenham mente aberta para apreciar. E muito bom o post!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo seu trabalho ! deu até vontade de ir lá , pena que neste ano meu tempo livre é praticamente nulo então, sem chance ... mas, continuem fazendo trabalhos tão bons quanto este em!

    ResponderExcluir
  8. A arte é muito improtante para a sociedade, mas é necessário ter mais incentivo para a proliferação de mais trabalhos e costumes relacionados a política e a arte. Ótimo o trabalho de vocês, continuem assim tendo bastante entusiasmo pela arte.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns! Além de vocês serem lindas, fizeram um ótimo blog. Essa nova experiência será util para aumentar a bagagem cultural das integrantes deste grupo.Boas fotos e excelente texto.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom o trabalho de vocês. O texto está muito bem escrito. É uma ótima forma de conhecer o que está acontecendo na cidade e ao mesmo tempo saber do grupo, qual é a sua leitura sobre as atividades culturais. Acho que a divulgação de exposições e mostras culturais deveria ser feita de forma mais intensa,através dos meios de comunicação. As pessoas passam a dar valor a arte, quando são incentivadas a visitar. Creio que o blog é uma ótima ferramenta para mostrar que a arte está ao alcance de todos.
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo trabalho. A arte é importante para todo ser humano.

    ResponderExcluir
  13. Depois de ler a postagem de vcs, eu ate vou la apreciar a Bienal nesta sexta sem falta!!! Muito bom o texto,e o assunto abordado e muito serio e pouco discutido! Parabens meninas o blog ta perfeito!!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom meninas.já quero ver as próximas postagens *-*

    ResponderExcluir
  15. Quem não fica com vontade de visitar a Bienal depois de ler um texto tão bom igual a esse, parabéns (;

    ResponderExcluir
  16. o trabalho de vocês está muito bom ,parabéns ao grupo .

    ResponderExcluir
  17. As pessoas tem que esquecer o preconceito, e apreciar a arte, parabéns pelo texto

    ResponderExcluir
  18. ótimo trabalho, a arte tem que ser mais divulgada, principalmente para os jovens.

    ResponderExcluir
  19. muiiitooo bacana parabens o trabalho ficou muito bom .

    ResponderExcluir